E Se pudesse mudar a sua Vida? Como seria?
No artigo Potencial Humano – Como desenvolve-lo, comecei por falar em duas grandes linhas!
- Novos Modelos da Realidade (Interpretação. Forma de Pensar, Crenças)
- Novos Sistemas de Vida (Projeção. Ação/ Hábitos)
A PNL COMO MODELO DE CONSCIÊNCIA E LIBERDADE.
A PNL é uma área da psicologia que se reveste de um carácter prático e eficaz. É a ciência, a arte, e a ‘tecnologia’ da comunicação de excelência, que estuda a estrutura subjetiva do ser humano, explicando a interação fundamental entre a mente (neuro) e a linguagem (linguística) e como essa dinâmica afeta o nosso corpo, o nosso comportamento e as nossas emoções (programação).”Dr. Miguel Ferreira
“A verdadeira genialidade não consiste em compreender a visão do mundo de alguém e encontrar ordem, lógica e espiritualidade. A verdadeira genialidade é compreender que a sua visão de ordem, lógica e espiritualidade foi o que criou o seu mundo, sendo, por conseguinte, sempre capaz de mudar tudo.” Mike Dooley
Experimente fazer este exercício para 12 áreas da Vida:
A SUA RELAÇÃO AMOROSA. Como define o amor? O que espera de uma relação amorosa, tanto de dar e como de receber? Acredita que o amor traz sofrimento? Acredita que o amor pode perdurar? Acredita que tem a capacidade de amar significativamente? Acredita que merece ser amado e valorizado?
AS SUAS AMIZADES. Como define a amizade? Acredita que as amizades podem ser duradouras? Acredita que os seus amigos recebem mais de si do que o que dão? Acredita que fazer amigos é fácil ou difícil?
AS SUAS AVENTURAS. Qual é a sua ideia de aventura? Viajar? Actividade física? Arte e cultura? Paisagens e sons urbanos ou rurais? Ver como as pessoas vivem em locais completamente diferentes do seu? Reserva tempo e espaço na sua vida para a aventura? Acredita que tem de poupar para a reforma antes de fazer uma longa viagem? Sentir-se-ia culpado se deixasse o seu emprego ou a sua família para fazer umas férias sozinho? Pensa que gastar dinheiro em experiências (como para-quedismo) é frívolo?
O SEU AMBIENTE. Onde se sente mais feliz? Está satisfeito com o sítio e o modo como vive? Como define “casa”? Que aspectos do seu ambiente são mais importantes para si (cores, sons, tipo de mobiliário, proximidade da natureza ou cultura, limpeza, nível de conforto/itens de luxo, etc.)? Acredita que merece uma casa deslumbrante, ficar em hotéis de luxo quando viaja e trabalhar em ambientes fantásticos?
A SUA SAÚDE E CONDIÇÃO FÍSICA. Como define saúde física? Como define alimentação saudável? Acredita que tem uma propensão genética para a obesidade ou quaisquer outros problemas de saúde? Acredita vai viver tanto ou mais do que os seus pais? Acredita que está a envelhecer bem ou mal?
A SUA VIDA INTELECTUAL. Quanto é que está a aprender? Quanto é que está a crescer? Quanto controlo tem sobre a sua mente e os seus pensamentos diários? Acredita que tem inteligência suficiente para atingir os seus objectivos?
AS SUAS APTIDÕES. Em que é que considera ser “bom”? E não tão “bom”? De onde vieram essas percepções? O que o impede de aprender coisas novas? Há algumas aptidões que esteja preparado para abdicar? O que o impede de fazer a mudança? Quais são as suas capacidades e traços de personalidade mais importantes? Em que é que acha que “não vale nada”?
A SUA VIDA ESPIRITUAL. Em que tipo de valores espirituais acredita? Como e com que frequência os pratica? Para si, a espiritualidade é uma experiência social ou individual? Está preso a modelos culturais e religiosos que pouco lhe dizem, mas tem receio de os abandonar por temer magoar outras pessoas?
A SUA CARREIRA. Qual é a sua definição de trabalho? Como define uma carreira? Quanto é que gosta da sua carreira? Sente-se notado e valorizado na sua carreira? Sente que tem o que é preciso para ter sucesso?
A SUA VIDA CRIATIVA. Acredita que é criativo? Há alguém criativo que admire? O que admira nessa pessoa? Em que actividades criativas participa? Acredita que tem talento para um projecto criativo específico?
A SUA VIDA FAMILIAR. Qual considera ser o seu principal papel como um companheiro de vida? E como filho ou filha? A sua vida familiar é satisfatória? Quais eram os seus valores sobre família antes da idade adulta? Acredita que a família é um fardo ou uma mais-valia para a sua felicidade?
A SUA VIDA COMUNITÁRIA. Partilha dos valores da comunidade em que está inserido? Qual considera ser o propósito maior de uma comunidade? Acredita que é capaz de contribuir? Deseja contribuir?
REESCREVER OS SEUS MODELOS DE REALIDADE (formular novas ideias)
Depois de fazer este exercício, deverá ter uma ideia dos modelos de realidade que precisam ser atualizados. Reformule-os e questione-se:
– Será que o meu Modelo de Realidade é uma verdade absoluta ou relativa?
– Isto significa mesmo aquilo que eu acho que significa?
– Onde é que eu cheguei com esta visão do Mundo?
ACTUALIZE OS SEUS SISTEMAS DE VIDA
Exemplos e conselhos:
“Penso que é muito importante ter um circulo de retorno, no qual pensa constantemente no que fez e como poderia fazer melhor. Julgo que é o melhor conselho: pensar constantemente sobre como poderia fazer as coisas melhor e questionar-se.” Elon Musk
O SISTEMA DE RICHARD BRANSON
Ao questionarem Richard Branson sobre o que fazia para ser tão bem sucedido, respondeu:
Richard, iniciaste oito empresas diferentes em oito industrias e levaste todas ao topo. Isso é fantástico! Se pudesses resumir numa frase como o fizeste, o que dirias?
“Tudo se resume a encontrar e contratar pessoas mais inteligentes do que tu, fazer com que se juntem ao teu negócio, dar-lhes um bom trabalho e, depois afastares-te e confiares nelas. Tens de te afastar para te conseguires centrar no panorama mais amplo. Isso é importante, mas o principal é o seguinte: tens de fazer com que elas vejam o seu trabalho como uma Missão.” Richard Branson
Nas palavras de Richard Branson este é o seu “sistema” para iniciar empresas inovadoras. O foco está na contratação de pessoas mais inteligentes do que tu, dar-lhes liberdade e afastar-se, pensando continuamente na Visão mais ampla, tendo garantido que a empresa é impelida por uma Missão.
Um sistema de Vida é uma ação repetida e otimizada para conseguir resultados. Verificamos isso em coisas tão simples como o modo como nos vestimos, modo como consultamos o nosso email, o modo como fazemos o nosso trabalho, a rotina do exercício físico, o modo como fazemos amor e lidamos com as relações, os nossos métodos criativos – tudo isto corresponde na maioria das vezes a sistemas de vida. Adquirimos os sistemas (hábitos) segundo o modelo (padrão) que criamos para as diferentes áreas da vida.
“O homem é um animal de hábitos.” Charles Dickens
Quando pensamos um pouco, verificamos que de facto somos “animais de hábitos”. O que fazemos de forma espontânea está automatizado/sistematizado e otimizado ao nível do subconsciente que por vezes nem nos apercebemos. A vantagem é que podemos escolher/alterar/adotar os hábitos que permitem alcançar os Modelos (padrões) de Vida que definirmos alcançar.
E se aprendesse a tirar partido destas características para construir o modelo de vida que ambiciona, o que mudaria?
Contacte-me e receba uma oferta.
E-mail: geral@celiaroque.pt